BIBLIOTECA DE OXFORD

| quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A Biblioteca Bodleiana de Oxford (Bodleian Library em inglês), é a principal biblioteca de pesquisa da Universidade de Oxford, uma das mais antigas da Europa e na Inglaterra só perde em tamanho para a Biblioteca Britânica. Conhecida pelos eruditos de Oxford como "Bodley" ou simplesmente "the Bod", é um dos seis depósitos legais de publicações do Reino Unido.

O século XVI viu a biblioteca de passar por um período de declínio (na medida em que a mobília da biblioteca foi vendida, e apenas três dos livros originais pertencentes a Duke Humfrey permaneceu na coleção). Somente após 1598 que a biblioteca começou a prosperar, quando Thomas Bodley (um ex-colega da faculdade de Merton) escreveu ao vice-chanceler da Universidade e oferece-se para apoiar o desenvolvimento da biblioteca. Bodley doou uma série de seus próprios livros para mobiliá-lo. A biblioteca foi oficialmente reinaugurado em 8 de novembro de 1602 sob o nome "Bodleian Library" (Biblioteca oficialmente Bodley)
Bodley ainda fez um acordo com o Stationer's Company, em Londres, para colocar na Biblioteca uma cópia de cada livro registrado no país. A coleção Bodleian cresceu tão rápido que o prédio foi ampliado entre 1610-1612, (conhecido como o End Arts) e novamente em 1634-1637. Quando John Selden morreu em 1654, ele deixou a sua coleção de grande de livros e manuscritos para a Biblioteca. A adição posterior à Biblioteca Duque Humfrey continua a ser conhecida até hoje como o "Selden End".


0 comentários:

Postar um comentário