BIBLIOTECA NACIONAL DE BRASÍLIA

| quinta-feira, 12 de novembro de 2009


A Biblioteca Nacional de Brasília faz parte do Complexo Cultural da República. Durante algum tempo, foi conhecida como "a biblioteca sem livros", pois a construção permaneceu por algum tempo sem acervo e fechado à visitação.
O edifício monumental faz parte do conjunto projetado por Oscar Niemeyer, que é composto pela Biblioteca e pelo Museu Nacional Honestino Guimarães. O conjunto foi inaugurado em 15 de dezembro de 2006, data em que o arquiteto completou 99 anos.

Brasília esperou mais de quatro décadas para ter a sua Biblioteca Nacional construída. Criada por decreto do Primeiro Ministro Tancredo Neves em 1962, junto ao Ministério da Educação e Cultura, determinando que duplicatas da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro fossem transferidas para a sua instalação. A crise política do período deve ter impedido a sua concretização.

Há quem considere impróprio a Capital Federal do Brasil ter uma biblioteca nacional. A Alemanha tem mais de uma, a Itália - cuja unificação tardia das diversas regiões só aconteceu no século XIX – tem várias. Os Estados Unidos da América, nenhuma. Aliás, tem bibliotecas nacionais especializadas em agricultura, medicina e educação. Quem faz as vezes de biblioteca nacional é a Library of Congress. O Brasil tem duas bibliotecas legislativas nas duas casas do Congresso Nacional. Ou seja, cada país institui seu sistema bibliotecário e de informação conforme regras próprias e não há um modelo a seguir. (Antonio Miranda)

0 comentários:

Postar um comentário